O projeto Paróquia da Vitória conta a história da fundação da Cidade do Salvador, trazendo como elemento central a urbanização da região do bairro da Vitória e a memória da igreja Nossa Senhora da Vitória.
O livro “Uma cidade, uma rua, uma igreja” é o resultado detalhado de pesquisa histórica, bibliográfica, registros fotográficos e o entendimento de todo o processo que compõe a trajetória da cidade até os dias atuais.
A obra tem audiodescrição, ferramenta que descreve e traduz as imagens, permitindo a utilização de recursos auditivos como veículo de acesso ao conteúdo do livro por pessoas com deficiência visual, intelectual, dislexia, idosos ou indivíduos com baixa visão.
Este projeto é uma produção da P55 Edição e conta com recursos da Lei de Incentivo à Cultura com realização da Secretaria Especial da Cultura Ministério do Turismo, Governo Federal e patrocínio da GPE Global Participações em Energia S.A.




ANTONIO RISÉRIO
Nasceu na Cidade do Salvador da Bahia de Todos os Santos no mês de novembro do ano da graça de 1953. Poeta, tradutor, antropólogo e romancista, com uma atividade cultural múltipla e diversa, tem uma série de livros publicados, viajando por mares variados, da história à arquitetura, da política à sociologia, da estética à semiótica, do urbanismo à música. No campo poético-literário, trouxe à luz dois romances: o infanto-juvenil A Banda do Companheiro Mágico (São Paulo, 2007) e Que você é esse? (Rio de Janeiro, 2016). E dois livros de poemas: Fetiche (Bahia, 1996) e, juntamente com o poeta Frederico Barbosa, brasibraseiro (São Paulo, 2004). Tem poemas emantologias editadas no Brasil e no exterior, da Antologia Comentada da Poesia Brasileira do Século 21 (São Paulo, 2006) à Noirte y Sur de la Poesía Iberoamericana (Madri, 1997). Composições suas, em muitas parcerias, foram gravadas em disco por diversas estrelas da música brasileira. No rastro de antigos índios tupinambás e missionários jesuítas, assim como de alguns romancistas modernos, vive na Ilha de Itaparica, na beira da praia, com a mulher Sara Victoria (designer e artista plástica, autora do livro de contos Caralho A4), em companhia de cinco cães e quatro gatos.


P55 edição
Sob a coordenação de André Portugal e Marcelo Portugal, teve início em 2002, em Salvador, Bahia. Possui um conceito editorial diversificado com publicações nos segmentos de artes plásticas, cultura brasileira, literatura, antropologia, quadrinhos e fotografia. Com um interesse especial em livros de autores inéditos, disseminação e memória da cultura brasileira e democratização de acesso às publicações, a P55 Edição se destaca pela qualidade e design de suas publicações e pelo profissionalismo na execução de projetos próprios e/ou sob encomenda. Visite o site www.p55.com.br e conheça mais sobre esta trajetória.